RN: Natal Terá 50% da Frota de Ônibus e Trens Voltam a Circular Nesta Terça-Feira

 Adriano Abreu Aos poucos, Natal tem o retorno dos serviços básicos. Ontem, falta de transporte público dificultou a vida dos natalenses. Comércio voltou a funcionar

Aos poucos, Natal tem o retorno dos serviços básicos. Ontem, falta de transporte público dificultou a vida dos natalenses. Comércio voltou a funcionar

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) amplia, nesta terça-feira (21), a oferta de ônibus na capital potiguar. É a segunda vez seguida que isso acontece, desde que a frota foi recolhida em razão dos ataques, na terça-feira da semana passada. Para hoje, 215 veículos, de 36 linhas, devem ir às ruas já nas primeiras horas da manhã. A liberação ocorre, segundo a STTU, a partir das 5h15 e se encerra às 19h. A circulação ainda ocorre de forma emergencial, como vem ocorrendo nos últimos dias. O sistema de trens volta a operar com grade emergencial.
 
De acordo com a STTU, circularão em caráter de emergência as linhas 02, 05, 07, 08, 15, 21, 22, 25, 27, 29, 30, 33, 33A, 35, 38, 39, 40, 41, 43, 46, 50, 51, 52, 54, 59, 60, 63, 64, 70, 72, 73, 75, 77, 79, 83 e 84.  O número de veículos corresponde a pouco mais da metade da frota total, que é de cerca de 400 ônibus, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro). O aumento gradativo da frota  tem sido uma decisão tomada em conjunto com a cúpula da segurança pública do Estado, a STTU, o Sintro e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn).

Também está definido o apoio das forças para que as operações  de faixa reversível e triagem na Avenida Felizardo Moura sejam retomadas nesta terça-feira. A STTU informou que,  durante a reunião, a Guarda Municipal de Natal garantiu o apoio à Polícia Militar no reforço das ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema. Ainda nesta terça-feira, será definida a operação da quarta-feira (22). 

A frota em Natal foi recolhida pela primeira vez às garagens no primeiro dia de ataques criminosos ao RN, no último dia 14. Na quarta-feira (15), os ônibus foram novamente recolhidos após tentativa de oferta do serviço, em decorrência de mais ataques ao sistema. Com o retorno gradual, a STTU ampliou, nesta segunda-feira (20), o número de veículos para 60 ônibus e 23 linhas. No domingo (19), eram 47 veículos e 13 linhas.

Nesta terça, o sistema de  trens urbanos volta a operar com grade horária emergencial. Segundo a CBTU, serão 12 viagens diárias, sendo seis para o Ramal Norte (Natal/Ceará-Mirim) e seis para o Ramal Sul (Natal/São José de Mipibu) das 6h24 às 17h.

Transtornos

Apesar da diminuição do número de ataques no Estado, a limitação dos serviços básicos ainda causou dificuldades à população nesta segunda. Pontos de ônibus nas principais avenidas da cidade ficaram lotados nas primeiras horas da manhã e as pessoas tiveram dificuldade para se locomover na capital. Nas ruas da cidade, o lixo de acumula e feirantes reclamam. O comércio do centro da cidade e feiras livres desta manhã funcionaram em sua normalidade ontem. 

“A gente veio das Rocas até o Onofre Lopes a pé porque não tinha ônibus, subindo ladeira”, comenta a dona de casa Lindalva Maria Brás da Silva, 61. Ela e o marido estavam na avenida Rio Branco, Cidade Alta, por volta das 10h e já esperavam um ônibus há cerca de 1h. A manhã do dois foi longa. Depois que chegaram ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ainda precisaram se descolar para o centro também a pé. “Depois ainda viemos do Onofre para cá para esperar qualquer um que vá para as Rocas”, complementa a dona de casa. 

O problema ainda se agrava porque Nilton Carlos Brás da Silva, 57, tem artrose no joelho, uma prótese no fêmur e aguarda um cirurgia. Por isso a viagem ao hospital, que precisou ser feita a pé, na companhia da esposa e com auxílio de uma moleta. Ele trabalhava na rede hoteleira da capital potiguar, mas precisou se afastar do trabalho por causa de questões de saúde. “Eu tenho uma prótese no fêmur e tenho artrose no joelho”, diz Nilton.

Apenas 23 linhas e 60 veículos ficaram em operação na segunda-feira (20). Pessoas esperaram por horas em diversos pontos. Em locais com maior movimentação, como o Via Direta, nas proximidades do Natal Shopping e na Zona Norte,  também foi possível ver  uma grande quantidade de pessoas a espera do transporte público.  
 
 
 
#Fonte: Tribunadonorte


RN: Natal Terá 50% da Frota de Ônibus e Trens Voltam a Circular Nesta Terça-Feira RN:   Natal Terá 50% da Frota de Ônibus e Trens Voltam a Circular Nesta Terça-Feira Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.3.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.