Governo do RN Apresenta Nova Proposta de Reajuste a Professores para Tentar Encerrar Greve

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), se reuniu na tarde desta terça-feira 28 com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte-RN). Foi a 1ª reunião entre a categoria e a governadora desde que os professores entraram em greve, no dia 7 de março.

Durante a reunião, Fátima apresentou uma nova proposta para pagamento do reajuste salarial de 14,95% ao qual a categoria tem direito.

A governadora propôs pagar o reajuste de maneira fracionada ao longo de 2023. A primeira parcela, de 7,21%, seria paga em maio; depois 3,61% em novembro; e 3,49% em dezembro. O aumento integral só seria pago em abril para quem ganha abaixo do novo piso (R$ 4.420,55), de modo que o reajuste equipare o salário a este valor, para que ninguém receba menos que isso.

A proposta será avaliada nesta quarta-feira 29, em assembleia do Sinte-RN marcada para a Escola Estadual Winston Churchill, na Cidade Alta. O professor Bruno Vital, coordenador-geral do Sinte, afirmou que não houve avanço nas negociações na reunião com a governadora. A diferença da nova proposta é que, na anterior, o maior percentual de reajuste ficava para dezembro. Agora, a maior parcela entraria em maio.

Quanto ao retroativo, a proposta segue sendo pagar em oito parcelas ao longo de 2024.

Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 7 de março. Eles cobram reajuste salarial integral de 14,95%.
Na segunda 27, o Sinte fez uma manifestação em frente à Secretaria Estadual de Educação (Seec). Foi uma retomada das mobilizações da greve, após 10 dias de interrupção por causa da onda de violência que atingiu o Estado. Após o protesto, a categoria foi recebida pela secretária de Educação, Socorro Batista.

Após a reunião fechada, a secretária disse à imprensa que a governadora detalhou aos professores a situação financeira do Estado.

“A nossa governadora fez questão de colocar para a categoria a real situação financeira e fiscal do Estado. Daí, a dificuldade de atendimento ao pleito que a categoria deseja e merece, que é o cumprimento do piso em um unico percentual”, afirmou Socorro Batista.

A secretária disse, ainda, que a adesão à greve está na casa dos 35%.

A implantação do reajuste salarial integral de 14,95% para os professores, somada ao pagamento do retroativo do reajuste de 2022, gerariam para a folha de pagamentos do Governo do Estado um impacto financeiro de R$ 894 milhões neste ano, segundo projeção divulgada pela Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças.

 

 

 

#Fonte: Agorarn

Governo do RN Apresenta Nova Proposta de Reajuste a Professores para Tentar Encerrar Greve Governo do RN Apresenta Nova Proposta de Reajuste a Professores para Tentar Encerrar Greve Reviewed by CanguaretamaDeFato on 30.3.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.