Presidente Lula Se Reúne com o Presidente da China, Xi Jinping e Assina Acordos Bilaterais

Ricardo Stuckert/Presidência da República


Pequim – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido nesta sexta-feira (14/4) pelo presidente chinês Xi Jinping, em Pequim, com uma cerimônia coreografada nos mínimos detalhes, com mais de 400 militares em marcha e crianças uniformizadas e enfileiradas chacoalhando bandeiras do Brasil e da China. Lula afirmou, na abertura da reunião entre os dois, que “ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”, em uma calculada alfinetada nos Estados Unidos. Xi Jinping, por sua vez, chamou Lula de “amigo de longo tempo” e afirmou que a “China trata de maneira estratégica e com longo alcance a relação com o Brasil”.

A recepção a Lula teve ainda disparos de tiros de canhão e diversas bandas de música que executaram o Hino Brasileiro e, enquanto os dois presidentes passavam as tropas em revista caminhando sobre longos tapetes vermelhos, tocaram a canção “Novo tempo”, de Ivan Lins.

Veja a lista de acordos assinados em encontro entre Lula e Xi Jinping

Desde o instante em que Lula desceu do carro, ao som de música épica, a cerimônia durou 15 minutos. A recepção se deu diante da fachada principal do Grande Salão do Povo, o epicentro do poder chinês, bem em frente à mítica Praça da Paz Celestial.

Acompanhados das primeiras-damas, Xi Jinping e Lula cumprimentaram ministros dos dois países que os aguardavam na escadaria e, logo depois, entraram para o esperado encontro, programado para ocorrer em dois tempos – a primeira parte na companhia de vários auxiliares dos dois lados e a segunda, mais restrita e reservada.

Já nos primeiros instantes da conversa, Lula cutucou indiretamente os Estados Unidos, que estão em franca guerra comercial e diplomática com a China já há algum tempo.

“Ontem, fizemos visita a Huawei numa demonstração de que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito com o povo chinês. E que ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”, disse Lula, reafirmando o discurso que fizera horas antes ao se reunir com o presidente da Assembleia Popular Nacional, o congresso chinês, Zhao Leji.

Nesse encontro, o presidente falou em fazer uma parceria com o gigante asiático para “mudar a governança mundial”. Disse ainda que os “interesses na relação com a China não são apenas comerciais”.

Na véspera do encontro com Xi Jinping, Lula visitou em Xangai um centro de pesquisas da Huawei, gigante de tecnologia chinesa que é alvo de sanções do governo americano – Washington acusa a companhia de servir a interesses escusos de Pequim, incluindo espionagem.


Presidentes do Brasil e da China e as primeiras-damasRicardo Stuckert/Presidência da República

Lula é recepcionado em Pequim por Xi JinpingRicardo Stuckert/Presidência da República

Mais que relação comercial

Lula falou do orgulho de visitar a China pela quarta vez e da emoção ao ver o espetáculo das crianças ao chegar para encontro: “Nós precisamos trabalhar muito para que a relação Brasil-China não seja uma relação meramente de interesse comercial. Tudo bem, o interesse comercial é política. Nós queremos que a relação Brasil-China transcenda a relação comercial”.

“Queremos uma relação no campo da ciência e da tecnologia, queremos ter uma relação conjunta entre as nossas universidades para que a gente tenha mais alunos brasileiros na China, mais alunos chineses no Brasil. Queremos ter uma relação forte para que os chineses compreendam melhor ainda a cultura brasileira e os brasileiros compreendam melhor a cultura chinesa”, emendou o presidente brasileiro.

O presidente disse que a relação com a China pode ajudar o Brasil na preservação ambiental e na transição energética: “O Brasil pode, praticamente, dobrar a sua produção agrícola, recuperando as terras degradadas, sem precisar derrubar nenhuma árvore. E queremos ter uma relação com a China para que a gente possa construir uma política de desenvolvimento no Brasil no campo da energia, já temos empresas chinesas trabalhando no Brasil”.

O petista mencionou reuniões com empresas chinesas que pretendem investir na produção de veículos elétricos e no desenvolvimento de inteligência artificial no Brasil.
 
 
 
 
#Fonte: Metropoles
Presidente Lula Se Reúne com o Presidente da China, Xi Jinping e Assina Acordos Bilaterais Presidente Lula Se Reúne com o Presidente da China, Xi Jinping e Assina Acordos Bilaterais Reviewed by CanguaretamaDeFato on 14.4.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.