Vacina experimental contra câncer de intestino e pâncreas impede retorno da doença

Uma vacina experimental para o câncer de intestino e pâncreas conseguiu impedir o retorno da doença em pessoas com alto risco de recidiva, segundo um estudo publicado na revista científica Nature Medicine. A novidade tem animado pacientes e profissionais de saúde.


Os resultados chamaram atenção por mostrarem respostas imunológicas duradouras. Em alguns pacientes, o imunizante ajudou a manter o corpo livre da doença por muito mais tempo do que o esperado.

O imunizante mira mutações no gene KRAS, presentes em 90% dos cânceres de pâncreas e em metade dos cânceres colorretais. A nova tecnologia conseguiu treinar o sistema imunológico para reconhecer e atacar células com essas alterações.

A vacina é aplicada diretamente nos gânglios linfáticos, onde a defesa do corpo é ativada. Dessa forma, consegue estimular células T – glóbulos brancos essenciais na proteção contra doenças – para combater os tumores de forma mais eficiente.




R7/ Foto: Canva

Vacina experimental contra câncer de intestino e pâncreas impede retorno da doença Vacina experimental contra câncer de intestino e pâncreas impede retorno da doença Reviewed by CanguaretamaDeFato on 27.8.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.