RN: Paciente que deixou de receber rim por causa de transplante errado ganha novo órgão

O paciente que deixou de receber um rim após o órgão ter sido transplantado equivocadamente em outra pessoa, em Natal, ganhou um novo órgão nesta quinta-feira (25). A cirurgia aconteceu no Hospital Universitário Onofre Lopes.

Segundo o hospital, o procedimento ocorreu sem intercorrências e o paciente permanece com quadro de saúde estável. Ele está em um leito de UTI, conforme protocolo.

Já o paciente que recebeu o órgão errado recebeu alta nesta sexta-feira (26) e aguarda na fila por um novo rim. Ele havia deixado a UTI no dia 22 de setembro.

“O paciente que, havia recebido o transplante anterior permaneceu sob cuidados no HUOL e recebeu alta nesta sexta-feira (26). Ele foi recadastrado como prioridade na fila de transplantes, garantindo a continuidade do seu acompanhamento assistencial”, informou o hospital.

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou que os dois pacientes tinham voltado à lista nacional de transplantes com prioridade.

O novo rim chegou a Natal no helicóptero Potiguar 02 da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, na tarde de quinta-feira (25).

Segundo a secretaria, o órgão foi coletado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

O transplante errado aconteceu no Hospital Universitário Onofre Lopes. Um paciente recebeu o rim no lugar de outro após uma confusão com os nomes parecidos dos dois.

Como o órgão não era compatível com tipo sanguíneo, o paciente que o recebeu apresentou reação, teve o rim retirado e precisou ser levado para a UTI. O órgão implantado errado foi perdido.

O Ministério da Saúde também informou que determinou que o paciente que recebeu um transplante errado receba assistência integral do SUS, com atendimento clínico, psicológico e medicamentoso.

O governo confirmou que o erro ocorreu internamento, no hospital, no processo de convocação do paciente.

  



#Fonte: G1/RN/Fotos: Reprodução

RN: Paciente que deixou de receber rim por causa de transplante errado ganha novo órgão RN: Paciente que deixou de receber rim por causa de transplante errado ganha novo órgão Reviewed by CanguaretamaDeFato on 27.9.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.