RN: Projeto Rotas Potiguares é lançado para capacitar 880 pessoas no setor turístico

O Sistema Fecomércio RN lançou nesta sexta-feira, em evento no Sesc Rio Branco, o projeto Rotas Potiguares, para fortalecer e interiorizar o turismo regional em 39 cidades do Rio Grande do Norte. O programa irá capacitar 880 pessoas por meio de consultorias especializadas e cursos para impulsionar o desenvolvimento do setor turístico para além do turismo de “sol e mar”. O Senac, braço de educação profissional do Sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), realiza o projeto.

O Rota Potiguares chegará a cidades do interior potiguar com a meta de estimular a geração de emprego e renda e ampliar o fluxo de visitantes.
Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, discursou durante solenidade - Foto: José Aldenir/Agora RN


Segundo o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o retorno esperado é ter municípios com melhor atendimento no setor turístico. Ele destacou que a ideia é diversificar o foco do turismo de “sol e mar”, ainda muito concentrado na Grande Natal, e estimular o turismo, por exemplo, em cidades frias e serranas.

“A Fecomércio já tem expertise em turismo, gastronomia e hotelaria, e vai levar todas as experiências para esses municípios”, afirmou. O projeto visa fortalecer a gastronomia, a cultura e as particularidades dos 39 municípios atendidos.

O público-alvo dos cursos de Turismo Local e Excelência no Atendimento ao Turista e Marketing Digital inclui trabalhadores do setor de turismo, empreendedores, guias e interessados em ingressar na área.

Rogério Marinho garantiu a continuidade da iniciativa. “Temos o compromisso de todos os anos aportarmos recursos nessa atividade e a garantia de que, enquanto o mandato existir pelos próximos seis anos, a gente tem aqui a garantia dos recursos.”Iniciativa foi lançada durante evento no Sesc Rio Branco, nesta sexta-feira – Foto: José Aldenir/Agora RN


Detalhes técnicos e visão municipal

Raniery Pimenta, diretor regional do Senac RN, explicou que a primeira etapa do projeto, entre 2025 e 2026, terá como foco o diagnóstico situacional e a capacitação inicial. Os diagnósticos avaliarão tecnicamente a situação de cada cidade em temas como a legislação, em que pode ser necessário algum ajuste, o marketing e a interação com outros municípios.

A Federação dos Municípios do RN (Femurn) atuará como interlocutora com as prefeituras. O presidente da entidade, Babá Pereira, vê a iniciativa como sendo “de grande importância, porque o turismo é uma rede que traz muitos recursos para o município, que gera emprego, gera renda, gera visibilidade”.
Representando uma das cidades contempladas, a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), comemorou a interiorização das ações. “A nossa região é a região mais distante da capital do Estado. Toda a interiorização de serviços, seja do turismo, seja de capacitação, acrescenta muito.”



#Fonte: Agorarn
RN: Projeto Rotas Potiguares é lançado para capacitar 880 pessoas no setor turístico RN: Projeto Rotas Potiguares é lançado para capacitar 880 pessoas no setor turístico Reviewed by CanguaretamaDeFato on 27.9.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.