Presidente desfilou em carro aberto ao lado de Janja; público gritou "sem anistia"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste domingo 7 do desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, sem a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), esteve na tribuna e parte do público gritou “sem anistia”, em referência à proposta em análise no Congresso para conceder anistia a envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.

Lula e Janja desfilam na Esplanada dos Ministérios durante desfile de 7 de Setembro, com Hugo Motta na tribuna. - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula chegou por volta das 9h04 e desfilou em carro aberto ao lado da primeira-dama, Janja da Silva. A cerimônia reuniu chefes das Forças Armadas, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e ministros do governo, entre eles Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Ricardo Lewandowski (Justiça), Simone Tebet (Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente), Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte).
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), usou o boné “Brasil Soberano” entregue pelo governo. Ele integra partido que deixou a base governista recentemente e enfrenta pressão para deixar o cargo. O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), também participou e integra outro partido que anunciou saída da base do governo.
O desfile foi organizado em três eixos: defesa da soberania nacional, organização da COP30 e obras do novo PAC, e futuras entregas do governo. O termo “Brasil Soberano” também é usado pelo governo como resposta à sobretaxa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Trump citou Jair Bolsonaro e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no STF por tentativa de golpe de Estado.
Sem ministros do STF e com Motta, Presidente Lula participa de desfile de 7 de Setembro em Brasília
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
7.9.25
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.