Nascimentos caem pelo 3º ano seguido no RN; estado tem 10.880 partos a menos em dez anos


Foto: Freepik


Em 2024, nasceram 36.645 pessoas no Rio Grande do Norte, 6,95% a menos que no ano anterior (39.384). Esse foi terceiro ano consecutivo de queda na quantidade de nascidos vivos registrada no estado. Em relação a 2014, a diferença é de 10.880 nascimentos. As informações são das Estatísticas do Registro Civil 2024, divulgadas nessa quarta-feira (10) pelo IBGE.

Segundo os dados, a maioria das mães (25,64%) tinha de 20 a 25 anos de idade na ocasião do parto, sem mudanças estatisticamente relevantes em relação ao longo da última década.

Já nas faixas etárias entre 35 e 44 anos, os percentuais quase dobraram em 10 anos. O percentual de mães com 30 a 39 anos de idade subiu de 8,87% em 2014 para 15% em 2024. O de mães com 40 a 44 anos subiu de 2,29% para 4,18% no mesmo período.

No RN, a maior parte dos partos ocorreu no mês de maio (9,13%), seguido pelo mês de julho (8,89%), em segundo lugar. A nível nacional, a maior frequência foi no mês de março.


Preservando a tendência de anos anteriores, 51,44% dos nascidos no RN eram do sexo masculino.

RN registra terceiro maior percentual de partos fora do município de residência da mãe

As Estatísticas do Registro Civil revelam que, em 2024, 48,5% dos nascimentos ocorridos em hospitais ou unidades de saúde e registrados no Rio Grande do Norte ocorreram em município diferente de onde a mãe residia. O estado potiguar ficou em terceiro lugar no ranking nacional nesse quesito, atrás apenas de Pernambuco (58,8%) e Sergipe (60,3%). Em 2023, o percentual ficou em 49,2% no RN.


A nível nacional, 34,3% dos partos foram realizados em município diferente daquele de residência da mãe no ano passado, mas em hospital ou em estabelecimento de saúde sem internação, o que evidencia a existência de deslocamento em busca do atendimento hospitalar na ocasião do parto. Os dados mostram ainda que essa situação é mais comum para as mães residentes em municípios de pequeno porte populacional, especialmente aqueles com população de até 50 mil habitantes.


Sobre a pesquisa

As Estatísticas do Registro Civil apresentam informações relativas aos nascidos vivos, casamentos, óbitos e óbitos fetais informados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais; aos divórcios judiciais declarados pelas Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis; bem como aos divórcios extrajudiciais, realizados pelos Tabelionatos de Notas.

Os resultados estão desagregados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.


Os dados completos podem ser consultados no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) por meio do link: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/registrocivil/tabelas/brasil/2024.







#Fonte: Tribuna do Norte 

O Rio Grande do Norte precisa ser transformado pela engenharia
Nascimentos caem pelo 3º ano seguido no RN; estado tem 10.880 partos a menos em dez anos Nascimentos caem pelo 3º ano seguido no RN; estado tem 10.880 partos a menos em dez anos Reviewed by CanguaretamaDeFato on 11.12.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.