Foto: Reprodução
A governadora Fátima Bezerra assinou um ato que garante a isenção de ICMS sobre a energia solar gerada por consumidores no Rio Grande do Norte até 31 de dezembro de 2026. Essa medida visa incentivar o uso da energia solar e oferece segurança jurídica para quem investe no setor.
Os principais pontos da ação incluem:
Isenção Total: Não haverá cobrança de ICMS sobre a energia gerada e compensada pelos consumidores (geração distribuída).
Segurança e Previsibilidade: A decisão, formalizada em resolução no Diário Oficial do Estado em 29 de novembro de 2025, estabelece regras claras até o final de 2026.
Restituição: Consumidores que já havia pago a cobrança considerada indevida de ICMS terão direito à restituição, que pode ser feita diretamente na conta de luz pela Neoenergia Cosern.
Outras Iniciativas: O governo do RN também lançou um Programa de Eficiência Energética que prevê a redução de até 40% no consumo de energia da administração pública, por meio de Parceria Público-Privada.
Essas ações demonstram um esforço do governo estadual em promover a transição energética e reduzir os custos de energia para a população e o setor público, apesar das discussões em nível federal sobre a taxação da energia solar (Lei 14.300/2022).
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.