Empreendedorismo feminino cresce no RN e impulsiona economia local


Del Rayssa: rede de moda íntima conta com 8 mil consultoras | Foto: Adriano Abreu

O empreendedorismo feminino vive um avanço expressivo no Rio Grande do Norte. Dados do Sebrae-RN mostram que, entre 2021 e 2024, o número de novos cadastros de Microempreendedor Individual (MEI) feitos por mulheres saltou de 10.298 para 15.793, um aumento de 53%. Somado a isso, outras 4.061 empreendedoras já formalizaram suas atividades apenas nos primeiros meses de 2025.

Em um universo de cerca de 118 mil negócios ativos no estado, 42% das empresas potiguares têm mulheres como sócias majoritárias. O avanço do gênero, visível nas estatísticas, está presente tanto na capital quanto no interior do RN. Em Serra Caiada, por exemplo, a trajetória de Luciana Lins ilustra como o empreendedorismo pode transformar vidas.

No caso dela, tudo começou há uma década, como integrante de uma rede de vendas direta de uma marca de lingerie potiguar. O que parecia um caminho modesto, comercializando peças de porta em porta, se tornou base para sua independência financeira e para a consolidação de um negócio próprio, que hoje é uma das maiores lojas de moda íntima da cidade. “Ao longo da minha trajetória, fui entendendo que o meu trabalho não se resume a vender lingerie. A cada atendimento, percebia como minha atuação podia transformar a autoestima de outras mulheres. Além disso, fazer parte de uma rede que acolhe, incentiva e abre portas fez a diferença na minha caminhada, impulsionando meu crescimento pessoal e profissional”, relata.


Luciana conseguiu pagar faculdade e pós-graduação vendendo Del Rayssa e também abriu uma loja e atende diversas cidades do RN com vendas online.

Zezé Varela é outro exemplo de superação. Cnseguiu sair de um relacionamento abusivo e conquistou independência financeira com as vendas de Del Rayssa. “Hoje me sinto bem, empoderada, tenho minha liberdade e faço o que eu quero “.

Ivanilda Medeiros começou a vender por um caminho diferente da maioria das vendedoras. Ela fez o cadastro para um consumo inteligente, quando é feito para consumo próprio. A partir disso, sobraram peças, ela vendeu as restantes para amigas e nunca mais parou.

Geração de empregos

No total, os pequenos empreendimentos representam aproximadamente 36,6% do PIB estadual e geram a maior parte das vagas formais de trabalho, sendo esponsáveis por 71,4% dos novos empregos criados em 2024, de acordo com o Sebrae-RN. Na loja de Luciana, são duas funcionárias diretas e ela pretende contratar mais, de acordo com a necessidade. Para a fundadora, Fátima Menezes, essas histórias confirmam o papel do empreendedorismo feminino no desenvolvimento econômico.


É possível começar a vender Del Rayssa com apenas R$700,00. Para se tornar consultora é preciso entrar em contato por meio do site oficial ou visitar uma das lojas para mais informações sobre benefícios e processo de cadastro.



#Fonte: Tribuna do Norte 





Empreendedorismo feminino cresce no RN e impulsiona economia local Empreendedorismo feminino cresce no RN e impulsiona economia local Reviewed by CanguaretamaDeFato on 1.2.26 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.