PARABÉNS: Jovem de 23 anos, filho de pedreiro e doméstica, é primeiro colocado em Medicina na USP, Veja Vídeo

O jovem Wesley de Jesus Batista, morador do bairro de Águas Claras, em Salvador, alcançou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso é um dos mais concorridos do país e a USP uma das universidades mais prestigiadas da América Latina.
Com apenas 23 anos, estudante da rede pública de ensino e criado na periferia capital baiana, o jovem sempre investiu na educação como ferramenta para transformar a própria realidade. Com uma infância marcada pela asma crônica e muitas idas ao médico, Wesley afirma que a profissão ficou marcada em sua vida pela importância social do trabalho.
Filho de um pedreiro e uma empregada doméstica, a conquista de Wesley alcançou também os pais, que se emocionaram com o feito do jovem. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Wesley compartilhou o momento em que descobriu que passou na universidade.
Wesley superou as barreiras da desigualdade de oportunidades para liderar a lista de aprovados na instituição, uma das mais concorridas do país.
Chegar até o primeiro lugar não foi simples, sem computador em casa e apenas com os livros didáticos da escola, o rapaz só tinha um celular antigo como ferramenta para acessar aulas e conteúdo de estudo. Diariamente, o rapaz acordava às 5h da manhã para estudar e estendia o tempo na escola, a fim de utilizar o computador ou realizar simulados do exame.
“Vindo do ensino público eu sabia que havia muitas lacunas, então comecei com organização mesmo. Organizei um cronograma com as temáticas que eu tinha que trabalhar. […] Eu estudava de cinco da manhã até 23 horas da noite, às vezes entrava madrugada adentro e dormia com a cara no livro. Minha mãe me acordava no dia seguinte, eu estudava na mesa da cozinha nessa época”, relembra.
Além da USP, o desempenho do estudante garantiu a ele aprovações em diversas universidades federais pelo país, consolidando uma trajetória marcada pelo aproveitamento máximo dos recursos da educação pública.
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.