Papa Leão XIV pede ‘jejum’ de palavras ofensivas na Quaresma de 2026

Em sua tradicional mensagem para a Quaresma, o Papa Leão XIV pediu aos fiéis que o “jejum também passe pela língua, para que diminuam as palavras ofensivas”.

Papa Leão XIV, em sua mensagem oficial para a Quaresma 2026 intitulada “Escutar e jejuar. Quaresma como tempo de conversão”, exortou os fiéis a praticarem um jejum que vá além da abstinência de alimentos, incluindo a renúncia a palavras que ferem o próximo.

A Quaresma é o período de 40 dias entre entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Páscoa, considerada a data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, já que representa a ressurreição de Jesus Cristo. Na tradição cristã, é um tempo de reflexão, oração e penitência.

Segundo o pontífice, além da abstinência de alimentos, o período deve incluir “uma forma de abstinência muito concreta e frequentemente pouco apreciada”, que segundo ele é renunciar a palavras que atingem e ferem o próximo.

“Esforcemo-nos por aprender a medir as palavras e a cultivar a gentileza: na família, entre amigos, nos locais de trabalho, nas redes sociais, nos debates políticos, nos meios de comunicação social, nas comunidades cristãs”, escreveu Leão XIV.

O Pontífice estruturou sua proposta em três eixos principais para uma conversão autêntica.

Primeiro, acolher a Palavra de Deus com docilidade, permitindo que ela eduque para uma escuta verdadeira da realidade, especialmente o clamor dos pobres e sofredores.

Segundo o jejum concreto, que deve “passar pela língua” para reduzir palavras mordazes, julgamentos temerários, calúnias e fofocas.

Leão XIV enfatizou contextos práticos para cultivar gentileza: família, amizades, trabalho, redes sociais, debates políticos e comunidades cristãs.

Ele propôs “desarmar a linguagem”, trocando ódio por esperança e paz, tornando as relações um caminho para a “civilização do amor”. Por fim, destacou a dimensão comunitária, onde a escuta coletiva abre portas à reconciliação e à justiça.

A mensagem, divulgada em 12 ou 13 de fevereiro, ressoa em um mundo polarizado pelas redes sociais e discursos agressivos.

O Papa concluiu bendizendo o caminho quaresmal, pedindo comunidades atentas aos últimos e diligentes na construção de diálogo.




#Fonte:  Vatican News

Papa Leão XIV pede ‘jejum’ de palavras ofensivas na Quaresma de 2026 Papa Leão XIV pede ‘jejum’ de palavras ofensivas na Quaresma de 2026 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 18.2.26 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.