Ministério da Saúde Libera Utilização de Vacinas Reservadas para Aplicação da 2ª dose


Saúde libera utilização de vacinas reservadas para aplicação da 2ª doseImagem: CARL DE SOUZA / AFP


O ministério da Saúde autorizou hoje (21) a utilização de todas as vacinas contra a covid-19, entregues para Estados e municípios, para aplicação da primeira dose. Antes, o ministério recomendava que metade das vacinas fosse reservada para garantir a aplicação da segunda dose. Na prática, a decisão permite dobrar o número de pessoas vacinadas com a primeira dose.

Ontem (20), o Ministério da Saúde começou a distribuição de cerca de 5 milhões de novas doses pelo país. De acordo com as regras antigas, esse 5 milhões de vacinas poderiam ser usados para aplicar a primeira dose em 2,5 milhões de pessoas -- o restante ficaria guardado para garantir que essas mesmas pessoas recebessem a segunda dose.

Já agora, o mesmo estoque de 5 milhões de vacinas poderá vacinar 5 milhões de pessoas com a primeira dose -- o dobro. Enquanto isso, se aguarda a produção das outras 5 milhões de doses necessárias para concluir a vacinação deste grupo.

A decisão foi tomada porque está previsto que o Instituto Butantan e a Fiocruz vão conseguir entregar mais doses nas próximas semanas. Segundo o ministério da saúde, a capacidade de produção aumentou devido à chegada do princípio ativo (IFA) importado.

"Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas", disse o ministro.

Aumento de 40% nos vacinados

Até agora, 11,7 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Brasil. Dessas, 4,1 milhões concluíram a vacinação, recebendo também a segunda dose.

Com mais de 5 milhões de pessoas, o número de vacinados com a primeira dose no Brasil vai subir mais de 40%. Pelas regras antigas, o número de imunizados com a primeira dose subiria cerca de 20%.

O ministério da Saúde afirmou que a medida já vinha sendo estudada há semanas. Com a confirmação da garantia das entregas das doses por parte da Fiocruz e do Instituto Butantan, foi possível tomar a decisão.

Das 5 milhões de novas doses que serão distribuídas pelo país, 3,99 milhões são da CoronaVac e 1 milhão da AstraZeneca.

As doses da CoronaVac serão destinadas a imunização de profissionais de saúde e idosos de 70 a 74 anos. Já o imunizante AstraZeneca será destinados a comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Segundo dados da plataforma "Our World in Data", mais de 400 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas no mundo todo. Em números absolutos, o Brasil é o quinto que mais aplicou doses da vacina. O país tem a sexta maior população do mundo.

Já levando em conta a população, o Brasil está longe das primeiras posições — o país aplicou cerca de 6 doses a cada 100 habitantes. Já Israel, que lidera a lista, aplicou 110 doses a cada 100 habitantes (cada pessoa precisa tomar duas doses da vacina, exceto o imunizante desenvolvido pela Johnson & Johnson, que é de dose única). Os Estados Unidos, que aplicaram o maior número absoluto de doses, registram 33 doses a cada 100 habitantes.

 
 
 
 
 
#Fonte: Agência Brasil



Ministério da Saúde Libera Utilização de Vacinas Reservadas para Aplicação da 2ª dose Ministério da Saúde Libera Utilização de Vacinas Reservadas para Aplicação da 2ª dose Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.3.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.