RN Quer Incluir 60 Escolas por Ano em Programa de Ensino Integral

 Magnus Nascimento Estudantes aprovam a adoção do ensino integral. Modelo é apontado como saída para a melhoria do ensino

Estudantes aprovam a adoção do ensino integral. Modelo é apontado como saída para a melhoria do ensino

O Rio Grande do Norte conta atualmente com 148 escolas que ofertam ensino em tempo integral e atendem a 17.991 estudantes, o equivalente a 25,2% de todas as 856 unidades da rede estadual de ensino. Com a sanção da lei federal que institui o programa Escola em Tempo Integral (ETI) na semana passada, a meta da Secretaria Estadual de Educação (SEEC) é que o número de unidades com essa modalidade chegue a 328, ou, 55,9% da quantidade total de escolas da rede em 2026. Segundo a pasta, a meta do Governo do Estado é a mesma do ETI, de expandir em 50% a oferta desse tipo de ensino.
 
A Secretaria informou que o plano de expansão da SEEC prevê a adesão de 60 escolas por ano, a partir de 2024, à modalidade. Com isso, a meta será atingida em 2026, quando o número de unidades chegará a quase 330 (para cumprir a meta do ETI é necessário a adesão de 293 escolas). “Dentro de sua competência, o Governo do Estado trabalhará, junto ao Governo Federal, para que mais 60 escolas – essa oferta pode ser até maior – passem a ofertar a referida modalidade de ensino por ano. Essa meta pode variar de acordo com a realidade local das instituições de ensino”, informou a Secretaria em nota.

Segundo a pasta, a quantidade de escolas que adotou o modelo vem crescendo desde 2018, quando a rede contava com 48 unidades de tempo integral. “Apenas em 2021 não houve expansão, em razão da pandemia. É importante lembrar que a oferta desse tipo de ensino depende da demanda, que varia a cada ano. E, ofertar essas escolas passa por todo um trajeto, que inclui conversas com a comunidade escolar, identificação de localidades e definição de vagas”, explicou a SEEC.

A Secretaria informou que a projeção de estudantes a serem beneficiados pelo ETI ainda está sendo trabalhada pelo Ministério da Educação, mas há uma estimativa, da própria pasta, de que, com a ampliação, 10 mil estudantes passem a ter acesso ao modelo nos dois primeiros anos de execução do programa. Sobre os investimentos a serem aplicados para que novas escolas adotem o ensino em tempo integral, a pasta esclareceu que “aguarda as orientações técnicas do MEC, órgão responsável pela liberação dos recursos para a manutenção e adaptações necessárias” nas unidades de ensino.
 
 
#Fonte: Tribuna do norte
RN Quer Incluir 60 Escolas por Ano em Programa de Ensino Integral   RN Quer Incluir 60 Escolas por Ano em Programa de Ensino Integral Reviewed by CanguaretamaDeFato on 5.8.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.