O cheiro de Vick Vaporub pode aliviar os sintomas de depressão e crises de ansiedade

Foto: Reprodução

Um novo estudo publicado na revista científica JAMA Network Open revelou que aromas familiares, como o do Vicks VapoRub, podem gatilhar e ativar memórias positivas e ajudar a aliviar temporariamente os sintomas da depressão. Conduzida por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, a pesquisa mostrou que cheiros ligados à infância ou ao cuidado familiar evocam lembranças emocionais mais intensas do que palavras ou imagens. Essa resposta sensorial pode oferecer conforto emocional e ser usada como ferramenta complementar no tratamento de transtornos depressivos.

O Vicks VapoRub, conhecido por seu cheiro mentolado e amplamente usado no tratamento de gripes e resfriados, foi um dos aromas testados no estudo. Muitos participantes relataram que o cheiro os transportou para momentos reconfortantes da infância, como o cuidado de pais ou avós durante doenças. Essas memórias afetivas despertadas por odores específicos demonstraram ter um impacto direto no humor e na redução momentânea de sintomas como tristeza e apatia.

Apesar de não ser um medicamento para transtornos mentais, o aroma do Vicks pode funcionar como um estímulo emocional positivo, especialmente em momentos de crise de ansiedade ou episódios depressivos.





#Fonte: Terra Fatos

O cheiro de Vick Vaporub pode aliviar os sintomas de depressão e crises de ansiedade O cheiro de Vick Vaporub pode aliviar os sintomas de depressão e crises de ansiedade Reviewed by CanguaretamaDeFato on 7.5.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.