RN tem 37 mil pessoas com diagnóstico de autismo, mostra Censo do IBGE


Foto: Freepik

O Rio Grande do Norte tem 37.625 pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo os dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No RN, a taxa de pessoas com diagnóstico representa 1,1% da população — valor levemente inferior à média nacional, que é de 1,2%.

Entre os potiguares que declararam ter o diagnóstico, a maioria é formada por homens (23.454) enquanto as mulheres somam 14.170. A prevalência entre os homens no estado é de 1,5%, enquanto entre as mulheres é de 0,8%.

Entre os municípios potiguares, Natal tem a maior proporção de pessoas com autismo (1,4%), seguida por Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, todas com 1,3%.

Entre os homens, os percentuais mais altos foram registrados em Mossoró (1,9%) e Natal (1,8%), acompanhando a tendência nacional de maior prevalência no sexo masculino.

Os dados por faixa etária mostram que o autismo é mais comum entre crianças e adolescentes. O maior percentual foi encontrado entre meninos de 5 a 9 anos (4,2%), seguido por meninos de 0 a 4 anos (3,0%). Entre as meninas, os índices são menores: 1,3% de 0 a 4 anos e 1,2% de 5 a 9 anos.

A prevalência do autismo tende a cair com o aumento da idade, ficando abaixo de 1% a partir dos 20 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Além dos dados sobre o TEA, o Censo também revelou que o Rio Grande do Norte apresentou percentuais mais elevados de dificuldades funcionais permanentes em comparação com o Brasil em todas as categorias:

Dificuldade para enxergar: 4,8% no RN, contra 4,0% no Brasil

Dificuldade para ouvir: 1,5% no RN, contra 1,3% no Brasil

Dificuldade para andar ou subir degraus: 3,0% no RN, contra 2,6% no Brasil

Dificuldade para pegar ou segurar objetos: 1,5% no RN, contra 1,4% no Brasil

Dificuldade mental: 1,7% no RN, contra 1,4% no Brasil

Em relação ao Nordeste, o RN apresentou resultados muito similares ou ligeiramente inferiores, exceto para a limitação mental, cuja taxa no RN (1,7%) superou a média da região (1,6%).

Essa é a primeira vez que o Censo inclui informações sobre o autismo, após a criação da Lei nº 13.861/2019, que determinou a inclusão do tema nos levantamentos demográficos do país.



#Fonte: Tribuna do Norte 
RN tem 37 mil pessoas com diagnóstico de autismo, mostra Censo do IBGE RN tem 37 mil pessoas com diagnóstico de autismo, mostra Censo do IBGE Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.5.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.