RN: Deputado defende acelerar transição de Fátima para Walter e diz que MDB quer ocupar mais espaços
Foto: Reprodução
O deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) defendeu nesta segunda-feira 21 que a transição de gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) para o vice Walter Alves (MDB) seja mais acelerada. Segundo ele, o MDB – partido ao qual deverá se filiar em breve – deseja ocupar mais espaços do que os que tem atualmente, de modo que a mudança de governo já inicie de maneira gradual.
“É interessante para o MDB ocupar espaços e contribuir com o Governo”, afirmou Dr. Bernardo, em entrevista ao AGORA RN.
O parlamentar afirmou que, para que a transição de gestão tenha início, não há necessidade de a governadora Fátima Bezerra antecipar sua renúncia do cargo – o que está previsto para ocorrer somente no início de abril de 2026. Ele cita que o MDB pode ampliar sua participação na gestão com a indicação de mais cargos.
Até o mês passado, o MDB possuía a indicação de apenas uma pasta de expressão no governo: a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ocupada por Paulo Varella. No início do mês, o ex-prefeito de Apodi Alan Silveira assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O partido, no entanto, espera ocupar outras funções.
“Para isso ocorrer (transição de governo), não há necessidade de se antecipar a transição do cargo. Aliás, o governo já fez um gesto nessa direção, quando nomeou o ex-prefeito Alan na Sedec. Até onde eu sei, em breve o MDB irá ocupar a Caern. Isso tudo fruto de diálogo, sem açodamento”, afirmou Bernardo.
Por lei, Fátima Bezerra tem até 4 de abril de 2026 para renunciar ao cargo de governadora caso queira disputar o Senado nas eleições do próximo ano. Ela já revelou esse plano em entrevistas. Neste caso, quem assumirá o mandato até 31 de dezembro será o vice Walter Alves. Ele poderia disputar a reeleição, mas tem dito que não tem interesse e que vai apoiar o nome indicado pelo PT, que por enquanto é o secretário de Fazenda, Cadu Xavier.
Questionado sobre a possibilidade de Fátima Bezerra antecipar sua renúncia para o fim deste ano para prestigiar o MDB e acelerar a transição, Dr. Bernardo declarou que esse tema ainda não foi discutido entre o partido e a governadora. Ele declarou, ainda, que não fez nem fará essa sugestão a Fátima. Porém, se isso acontecesse, segundo ele, “seria bom para o MDB”.
“Não se sugere a alguém que está no exercício do mandato legitimamente conquistado que se renuncie. Isso não existe. Ninguém em sã consciência iria sugerir isso, e eu não sugeri. O que existe de fato é um desejo do MDB de
contribuir com o governo, iniciando a transição de forma harmônica e republicana”, enfatizou Bernardo.
#Fonte: Agora RN
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.