Diagnóstico de covid-19 Pela Saliva é Desenvolvido por Pesquisadores da USP


Pesquisadores do CEGH-CEL (Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco) estão desenvolvendo 1 teste de diagnóstico do novo coronavírus pela saliva. É a 2ª testagem do tipo em desenvolvimento no Estado.

Em fase final de desenvolvimento, o novo exame será alternativo e poderá custar 1/4 quarto do valor do teste de RT-PCR, considerado o padrão-ouro para o diagnóstico da COVID-19 e realizado hoje por laboratórios no Brasil a 1 custo que varia entre R$ 350 e R$ 400.

Vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), o CEGH-CEL é 1 dos CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) financiados pela Fapesp.

“Assim como o exame pelo método RT-PCR, o novo teste será usado para detectar o vírus durante a infecção”, diz Maria Rita Passos-Bueno, pesquisadora do CEGH-CEL e coordenadora do projeto.

O teste será similar aos já desenvolvidos no Brasil e em outros países com o objetivo de aumentar a disponibilidade e a rapidez e diminuir os custos para realização de testes moleculares por meio de simplificações dos processos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a FDA (Food and Drug Administration) – agência regulamentadora norte-americana de alimentos e fármacos – já concedeu autorização de uso de emergência para 5 testes de diagnóstico de covid-19 baseados em saliva. A última foi para o chamado SalivaDirect, desenvolvido por pesquisadores da universidade Yale.

No Brasil, o laboratório de genômica Mendelics criou e já comercializa 1 teste similar, e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás estão desenvolvendo 1 kit de diagnóstico na mesma linha.

MÉTODO MAIS SIMPLES

Os novos testes são baseados em uma técnica molecular amplamente utilizada para o diagnóstico de doenças infecciosas, como dengue, chikungunya, hepatite A e zika, chamada RT-LAMP (sigla em inglês de transcrição reversa seguida por amplificação isotérmica mediada por alça).

A técnica molecular tem algumas semelhanças com o método RT-PCR, que utiliza como amostras para realização dos testes secreções do fundo da garganta e do nariz. Em ambas as técnicas são induzidas reações para a realização de uma fase de transcrição reversa (RT), na qual o RNA do vírus é transformado em DNA, e uma fase de amplificação, em que regiões específicas do vírus são replicadas milhões de vezes para que o patógeno possa ser identificado.

Porém, o RT-LAMP não requer a extração do RNA do vírus para ser detectado, o que é feito no RT-PCR por meio de reagentes importados, que são caros e frequentemente escassos no mercado, dependendo da demanda. Além disso, o RT-LAMP dispensa o uso de aparelhos laboratoriais complexos, como o termociclador em tempo real, utilizado para amplificar e detectar o RNA por meio da exposição do material a diferentes temperaturas.

 
 
 
 
#Fonte: Fapesp / Poder 360
Diagnóstico de covid-19 Pela Saliva é Desenvolvido por Pesquisadores da USP Diagnóstico de covid-19 Pela Saliva é Desenvolvido por Pesquisadores da USP Reviewed by Canguaretama De Fato on 13.9.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.