O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na 2ª feira (21) que só realizar eleições a cada 4, 5 anos “não é mais suficiente” para assegurar a democracia.
A declaração foi dada em discurso durante cúpula sobre o tema realizada em Santiago, no Chile.
Lula destacou: “a democracia liberal não foi capaz de responder aos anseios e necessidades contemporâneas. Cumprir o ritual eleitoral a cada 4 ou 5 anos não é mais suficiente. O sistema político e os partidos caíram em descrédito. Por essa razão, conversamos sobre o fortalecimento das instituições democráticas e do multilateralismo em face dos sucessivos ataques que vêm sofrendo. Concordamos sobre a necessidade de regulamentação das plataformas digitais e do combate à desinformação, para devolver ao Estado a capacidade de proteger seus cidadãos”.
O evento foi organizado pelo presidente chileno, Gabriel Boric, e reuniu também os líderes da Espanha, Pedro Sánchez, da Colômbia, Gustavo Petro, e do Uruguai, Yamandú Orsi.
Lula também afirmou que a “beleza da democracia” é que o povo pode escolher segmentos diferentes da sociedade para governar. Segundo ele, é possível uma alternância entre trabalhadores e empresários no poder, por exemplo.
O presidente defendeu ações mais firmes para proteger regimes democráticos diante do que considera ser uma onda de desinformação e de ataques às instituições. Disse que a liberdade de expressão não deve ser usada como escudo para cometer crimes.
#Fonte: Poder 360/ Foto: Ricardo Stuckert/PR
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.