Foto: Chip Somodevilla/Getty Images
No Rio Grande do Norte, os setores mais afetados são o de pescado e sal marinho.
Entrou em vigor nesta quarta-feira (6) o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A sobretaxa começou a valer à 1h01, pelo horário de Brasília, e atinge quase 36% das exportações brasileiras. Afeta produtos como café, carnes, frutas, pescados e máquinas agrícolas.
O aumento vai causar impacto em 11 mil empresas exportadoras brasileiras de médio porte e atingir também itens como calçados, móveis, vestuário e couro. Segundo estimativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais, o tarifaço pode cortar 146 mil empregos em dois anos no Brasil.
Entre as justificativas para as sanções, o presidente Donald Trump citou o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que ele considera perseguição, censura e uma caça às bruxas.
Da lista inicial anunciada pelo presidente Trump no dia 9 de julho, foram poupados cerca de 700 produtos, incluindo suco de laranja, aviões da Embraer, petróleo, veículos e peças. O volume representa mais de 46% das exportações aos Estados Unidos.
Diante das condições políticas impostas pelo republicano, o presidente Lula descartou a possibilidade de se engajar pessoalmente numa negociação com o líder americano:
‘Eu não vou ligar para o Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP, porque eu quero saber o que ele pensa da questão climática’.
No Rio Grande do Norte, os setores mais afetados são o de pescado e sal marinho. O estado produz 98% do sal marinho do Brasil e tem os Estados Unidos como destino de 47% de todos os negócios com o exterior.
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.