Indústria do RN tem segundo melhor desempenho do Brasil em setembro, aponta IBGE


Foto: José Paulo Lacerda/CNI

A produção industrial do Rio Grande do Norte registrou crescimento de 19% em setembro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado é o melhor do ano para o estado e o segundo maior do Brasil no período, ficando atrás apenas do Espírito Santo (19,2%). Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta terça-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O destaque do mês foi o setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios, que apresentou uma alta expressiva de 133,8%. De acordo com o analista do IBGE, Bernardo de Almeida, o desempenho é resultado da baixa base de comparação e do aumento na produção de peças como bermudas, shorts, jardineiras e calças masculinas.

“A variação de 133,8% no setor de vestuário do Rio Grande do Norte é bastante expressiva devido à base de comparação mais baixa. Houve grande aumento de produção de bermudas, jardineiras, shorts, calças e semelhantes de uso masculino”, explica o pesquisador.
Foto: IBGE

Outros segmentos que contribuíram para o avanço foram a fabricação de produtos alimentícios (+10,2%) e a produção de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (+6,9%). Por outro lado, as indústrias extrativistas foram o único grupo com retração no período, com queda de 1,5%.

Desempenho no acumulado do ano

No acumulado de 2025, o setor industrial potiguar apresentou resultados mistos. A confecção de vestuário cresceu 31,2%, a fabricação de produtos alimentícios avançou 5,6% e as indústrias extrativistas registraram alta de 14,1%. Porém, a produção de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis caiu 23,4%.


Com os resultados combinados, o indicador geral da indústria do RN no acumulado do ano ficou negativo em 13,1%.

Considerando os últimos 12 meses, a pesquisa aponta crescimento de 14,3% na confecção de vestuário, de 7,4% na produção de alimentos e de 9,8% nas indústrias extrativistas. Já o setor de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis registrou queda de 17,4% no mesmo período.

Sobre a pesquisa


A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional acompanha, desde a década de 1970, o desempenho das indústrias extrativas e de transformação no país. O levantamento contempla 17 estados que juntos representam, no mínimo, 0,5% do valor da transformação industrial nacional, além da Região Nordeste.








#Fonte: Tribuna do Norte 
Indústria do RN tem segundo melhor desempenho do Brasil em setembro, aponta IBGE Indústria do RN tem segundo melhor desempenho do Brasil em setembro, aponta IBGE Reviewed by CanguaretamaDeFato on 11.11.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.