RN deve retomar liderança na produção de camarão até 2026, diz superintendente de pesca



RN deve retomar liderança na produção de camarão até 2026, diz superintendente de pescaFoto: Rayssa Vitorino


O superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Rio Grande do Norte, David Soares, afirmou que o estado potiguar mantém protagonismo nas atividades pesqueiras e na carcinicultura, com destaque para a sustentabilidade e o fortalecimento da pesca artesanal. Em entrevista ao Ligado nas Cidades, nesta segunda-feira (10), o gestor abordou temas como o defeso da lagosta, o seguro-defeso, a pesca do polvo e a produção de camarão no estado.

De acordo com o superintendente, o período do defeso da lagosta, que vai de 1º de novembro a 30 de abril, exige atenção não apenas dos pescadores, mas também dos estabelecimentos comerciais. “Defeso da lagosta é uma política, é uma ação muito mais vinculada ao IBAMA, mas nós precisamos de nota fiscal, declaração de estoque. Esse estoque precisa estar registrado antes do seguro-defeso começar. Também nos restaurantes. Também, principalmente. Principalmente nos restaurantes.”

Soares explicou que restaurantes e comerciantes devem manter a documentação em dia para evitar penalidades: “Porque a gente tá vendo que é uma situação, o seguro-defeso, que afeta, lógico, diretamente os pescadores, mas vamos dizer que você comprou a lagosta de um pescador artesanal, se você não tiver essa regulamentação, eventualmente, em uma fiscalização depois do período de novembro, você pode ser responsabilizado.”


Segundo ele, alguns estabelecimentos da cidade optam por não comercializar lagosta durante o defeso, como forma de demonstrar responsabilidade ambiental. “Eles declaram: ‘Estamos no período do defeso e não ofereceremos nenhum prato com lagosta’. Então, isso mostra a responsabilidade dos nossos restaurantes. Isso é importante e o público consumidor deve valorizar essa prática”, exemplificou Soares.

Soares também destacou as mudanças trazidas pela Medida Provisória, publicada em novembro, que altera o acesso ao seguro-defeso. “O seguro-defeso ele não é uma política social, ele é uma política ambiental. É para que aquela espécie consiga se reproduzir devidamente, adequadamente. E aí, para que ela tenha o seu período de reprodução assegurado, aquele pescador e aquela pescadora param de pescar e recebem um recurso para isso”, esclareceu.
RN deve retomar liderança na produção de camarão até 2026, diz superintendente de pesca RN deve retomar liderança na produção de camarão até 2026, diz superintendente de pesca Reviewed by CanguaretamaDeFato on 10.11.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.